domingo, 26 de dezembro de 2010

Pinça generica e Tamiya


Olá

Veneráveis leitores,




Hoje em dia existem muitos produtos fabricados da China que têm invadido o mundo e o Brasil. Não acho isso puramente ruim, pois isso permitiu que muitos de nós tivéssemos acesso a produtos que custavam duas ou três vezes mais com a mesma qualidade (ou a falta dela) ou em muitos casos inacessíveis.

Com a internet comprar produtos ficou infinitamente mais fácil , assim é possivel escolher entre produtos chineses e de outros países. Ou melhor dizendo, escolher entre produtos de qualidade diferente ( aliás existem alguns produtos chineses que são excelentes, mas outros são muito ruins).


Tenho duas pinças de fabricantes diferentes para comparação.



As pinças :


Tamiya (modelo: HG angled tweezers # 74047 ) Pinça fabricada no Japão por uma marca tradicional.


Ctbrand (modelo: ct-01) Essa pinça é chinesa e pode ser considerada como uma genérica chinesa, pois muitas vezes a pinça é fabricada em um único local e apenas a embalagem é trocada para acomodar uma marca genérica qualquer.

Apesar da diferença de formato, as duas pinças têm a mesma finalidade : segurar objetos pequenos ;)



A pinça Ctbrand (uma marca genérica chinesa) possui um bom acabamento e é bastante parecida com as pinças de melhor qualidade, tanto no toque quanto no formato. Para uso geral ela é útil. É o tipo de pinça que, pelo baixo custo, pode ser utilizada sem piedade: segurar objetos para pintura, aquecimento, ação química (solventes/acidos/base) ou ação mecanica (martelos e afins).




O problema é quando se precisa segurar objetos muito pequenos e delicados ( um fio de cabelo, por exemplo). Nesse caso, a falta de alinhamento e falta de rigidez na ponta dessa pinça a torna inútil nesses casos.








A pinça da Tamiya parece igual a oura, tanto no toque, quanto visualmente. O custo dela é aproximadamente o triplo da outra, o que faz com que seja utilizado com mais parcimônia.


A grande diferença está na precisão dela. Mesmo para os menores objetos ela é muito eficiente. As pontas são rígidas e perfeitamente alinhadas.









Uma pinça é um produto de baixa tecnologia, mas apesar disso é engraçado que possam existir diferenças de qualidade entre fabricantes. Esse foi o caso dessas pinças. Apesar de ambas se parecerem muito, no momento de usá-las, é essa qualidade que pode fazer a diferença.

Caso você precise de uma pinça para trabalhar com objetos muito pequenos é importante comprar uma pinça de um fabricante reconhecido por qualidade e precisão (isso é claro terá um custo maior) . Se quiser uma pinça de uso geral, para "quebra galho", ou para usar sem maiores cuidados (pintar, colocar no fogo, martelar ) opte pela pinça mais barata .


saudações .

domingo, 5 de dezembro de 2010

Manual Ford Fiesta 2006




Olá
Veneráveis Leitores,






Sou do tipo que gosta de consultar informações técnicas de manual.
Mas também sou do tipo desastrado, que molha os livros com café, graxa ou qualquer outra substância difícil de ser removida.





Por isso decidi ter uma cópia, para consultas, do manual do proprietário do Ford Fiesta. Essa cópia receberá os respingos de graxa, digitais de óleo e marcas do pneu de estepe, inevitáveis .

A Ford do Brasil poderia disponibilizá-la , mas o única resposta do Centro de Atendimento Ford é : " o arquivo do manual não está disponível" . O que será que eles têm medo de mostrar ? Não sei a reposta, mas acho que a política do "deixar menos informação disponível possível" não ajuda muito qualquer cliente.



O manual do proprietario Ford Fiesta 2006 . O motor é o Zetec Rocam Flex.




Aqui tem algumas fotos Ford Fiesta 1.6 flex - motor zetec rocam , para referência. Notem que o numero de identificação do veículo (vin) está sobre suporte do amortecedor direito (sob o capo) e também na parte interna da coluna do lado direito . Ambos são etiquetas adesivas.
Por baixo do capô vocês podem notar que em alguns carros os plásticos ( como o expansor de agua do radiador , compartimento de fluído de freio) podem estar opacos, a ponto de impedir a verificação do nível de liquido dentro dos mesmos.

Pela comparação das fotos entre os diferentes carros é possível ter uma idéia de como o carro foi cuidado.



Saudações









domingo, 26 de setembro de 2010

Catálogo de Plastimodelo e R/C

Olá
Veneráveis Leitores,


Estava procurando mais alguns detalhes de plastimodelos, e r/c (radio controle) e vi que haviam poucas informações sobre os produtos.

Penso que no site dos fabricantes de plastimodelo poderiam ter as instruções de montagem de cada modelo, para que todos tenham idéia do produto ( quais são as partes móveis, quantidade de detalhes, cores necessárias). Uns tempos atrás só a Revell GmbH (alemã) www.revell.de/en/ deixava as instruções, de alguns modelos, disponíveis.

A loja virtual Hobby Search ( www.1999.co.jp/eng/ ) tem a maioria das intruções de montagem digitalizada dos modelos vendidos por ela. Isso ajuda bastante para ver o nível de detalhamento e o grau de dificuldade dos mesmos.

Mas voltando ao assunto. Achei que nos catálogos teria mais informações, por isso decidi comprar alguns.



O catálogo da Fujimi é basicamente uma lista dos modelos com um desenho da capa (Fujimi 2008 Pla-Model Catalog ) . Nenhuma informação sobre o modelo em si.




O catálogo de R/C da Tamiya é pouca coisa mais detalhado ( Tamiya R/C LineUp vol3 2008 e Tamiya R/C LineUp vol5 2009 ) . Ela poderia ter mais detalhes de cada um dos chassis , detalhes mecânicos e de montagem, mas não é no catálogo que você vai achar isso (infelizmente).














Deixei-os disponíveis para download para vocês avaliarem.
Saudações.

















domingo, 12 de setembro de 2010

Jogo de Limas para modelismo - NEEDLE FILE SET

Limas

As limas são ótimas ferramentas para fazer acabamentos e correções.
Por serem rígidas facilitam alguns trabalhos que poderiam rasgar lixas (tirar restos de plástico da árvore de injeção, por exemplo )



Jogo de 12 limas de agulha granulado médio (12-Piece swiss Pattern Needle File Set).


Esse jogo custou US$10,00 mais frete. Foi comprado na Micromark.



Cada lima tem aproximandamente 14cm de comprimento (9cm de superfície lima), 0,5cm de diâmetro .

Vem em um plástico tipo vinil que as deixa separadas.




Há várias formas e pontas de lima, entre elas : chata, meia cana, redonda triangular. São para trabalhos delicados em plástico, madeira, aluminio, aço.














Para manter o granulo das limas em bom estado convém não usá-las em materiais muito duros e ou para corrigir imperfeições muito grandes. Nesse caso prefira utilizar uma micro retífica para o trabalho mais grosseiro e somente dar o acabamanto com essas limas.



Depois de utilizá-las limpe-as com escova de dentes velhas para retirar todos os restos de material limado dos grânulos.
Para plastimodelismo prefiro usar as limas pois são mais rápidas. Mas também uso lixas para locais em que é dificil manejar a lima.
Saudações.




Furadeira a pilhas Tamiya - Electric Handy Drill

Existem inúmeras ferramentas para modelismo. A maioria delas são importadas . Como não tinha nenhuma resolvi começar a juntar as ferramentas...


A furadeira a pilhas da Tamiya (Electric Handy Drill item # 74041). É uma furadeira movida a duas pilhas AA . Possui um motor eletrico e um conjuto de engrenagens redutoras plásticas.
Vem com uma broca de 2mm e duas pinças.





Ela vem desmontada e em árvores de injeção ( sprues , iguais aos dos plastimodelos) .




O primeiro passo para montá-la é separar as peças da árvore de injeção e dar uma lixada (limada no meu caso) para tirar todas as marcas da junção .



Aqui estão todas as peças da furadeira. Ela possui partes em plático injetado: azul (corpo da furadeira), laranja ( egrenagens redutoras - reduzem a velocidade do motor elétrico antes de chegar no mandril) e cinza (gatilho liga e desliga da furadeira). Um motor elétrico dc (3V)
, parafusos , eixos das engrenagens em metal e contatos eletricos para pilha.


Na bisnaga azul há uma graxa para aplicar em algumas partes móveis.
Na foto ao lado a parte do gatilho da furadeira.


A parte das engrenagens redutoras (engrenagens em plástico e apenas o eixo, pinça e mandril em meal) e o motor . A posição das peças está na ordem em que serão montadas.



O jogo de engrenagens montada, junto com o gatilho. Falta encaixar o motor.



Aqui está . Com as pilhas (não vem na caixa) inclusive. Basta parafusar o outro lado do corpo.
O liga/desliga é feito através do gatilho que irá transmitir o movimeno para uma lâmina de cobre que encostaco contao negativo da pilha fechando o circuito elétrico. Não gostei da forma com que o liga/desliga foi feito ele fica meio mole. Algumas vezes não consegue fazer contato com a pilha. Nesse ponto esperava mais da Tamiya .


A furadeira montada.

Outra coisa chata é na hora de tirar as pilhas. A aba inferior atrapalha um pouco.



Para quem gosta de montar/desmontar coisas, montar essa furadeira é divertido e rápido. A parte do contato de liga poderia ser melhorado. A retirada das pilhas também poderia ser mais
fácil.

Em uso, ela é prática para furar peças de plástico , madeira ou outro tipo material não tão duro. Use pilhas recarregáveis. Note que a velocidade pode variar de acordo com a carga das pilhas.
Ela me custou US$20,00 mais o frete (não foi exatamente uma barganha) .
Se for usar bastante convém comprar mais brocas .
Ela gira a 450 rpm . A essa velocidade não irá derreter plastico de plastimodelos, por exemplo.


Quando fui comprar percebi que havia também uma Tamiya "Electric Handy Router" (item # 74042). A diferença entre elas é a velocidade de rotação . Bom essa é a diferença básica entre uma furadeira (drill) e uma retífica (router) afinal de contas (só descobri isso agora). Essa "handy router" gira a 7800 rpm.


segunda-feira, 8 de março de 2010

Pagina antiga com reflexo velho

E olhe só uma pagina bem antiga .
São três tomos (por enquanto ?!) .
Tomo III (No coração da tempestade) : de 2007
Tomo II (O livro da Ilusão) : de 1999
Tomo I ( Para onde iremos?) : de 1997

http://menphis.hd1.com.br/

Agente muda com o tempo. E olhando para trás essas páginas parecem um passado distante mas ao mesmo tempo presente . Explicando : Não sou mais o mesmo que criou essas paginas, mas ainda assim elas são como um reflexo pálido de mim mesmo (profundo , não ?) .