domingo, 26 de dezembro de 2010

Pinça generica e Tamiya


Olá

Veneráveis leitores,




Hoje em dia existem muitos produtos fabricados da China que têm invadido o mundo e o Brasil. Não acho isso puramente ruim, pois isso permitiu que muitos de nós tivéssemos acesso a produtos que custavam duas ou três vezes mais com a mesma qualidade (ou a falta dela) ou em muitos casos inacessíveis.

Com a internet comprar produtos ficou infinitamente mais fácil , assim é possivel escolher entre produtos chineses e de outros países. Ou melhor dizendo, escolher entre produtos de qualidade diferente ( aliás existem alguns produtos chineses que são excelentes, mas outros são muito ruins).


Tenho duas pinças de fabricantes diferentes para comparação.



As pinças :


Tamiya (modelo: HG angled tweezers # 74047 ) Pinça fabricada no Japão por uma marca tradicional.


Ctbrand (modelo: ct-01) Essa pinça é chinesa e pode ser considerada como uma genérica chinesa, pois muitas vezes a pinça é fabricada em um único local e apenas a embalagem é trocada para acomodar uma marca genérica qualquer.

Apesar da diferença de formato, as duas pinças têm a mesma finalidade : segurar objetos pequenos ;)



A pinça Ctbrand (uma marca genérica chinesa) possui um bom acabamento e é bastante parecida com as pinças de melhor qualidade, tanto no toque quanto no formato. Para uso geral ela é útil. É o tipo de pinça que, pelo baixo custo, pode ser utilizada sem piedade: segurar objetos para pintura, aquecimento, ação química (solventes/acidos/base) ou ação mecanica (martelos e afins).




O problema é quando se precisa segurar objetos muito pequenos e delicados ( um fio de cabelo, por exemplo). Nesse caso, a falta de alinhamento e falta de rigidez na ponta dessa pinça a torna inútil nesses casos.








A pinça da Tamiya parece igual a oura, tanto no toque, quanto visualmente. O custo dela é aproximadamente o triplo da outra, o que faz com que seja utilizado com mais parcimônia.


A grande diferença está na precisão dela. Mesmo para os menores objetos ela é muito eficiente. As pontas são rígidas e perfeitamente alinhadas.









Uma pinça é um produto de baixa tecnologia, mas apesar disso é engraçado que possam existir diferenças de qualidade entre fabricantes. Esse foi o caso dessas pinças. Apesar de ambas se parecerem muito, no momento de usá-las, é essa qualidade que pode fazer a diferença.

Caso você precise de uma pinça para trabalhar com objetos muito pequenos é importante comprar uma pinça de um fabricante reconhecido por qualidade e precisão (isso é claro terá um custo maior) . Se quiser uma pinça de uso geral, para "quebra galho", ou para usar sem maiores cuidados (pintar, colocar no fogo, martelar ) opte pela pinça mais barata .


saudações .

Nenhum comentário:

Postar um comentário