Olá Veneraveis Leitores,
chuveiro eletrico Lorenzetti
modelo: tradição
127V 5400W 50A
chaves liga/desliga
super quente, morno, quente
O que aconteceu ? Bom como todo chuveiro elétrico, a resistência acabou sendo rompida . Ela estava na posição "super quente" .Como estava no meio do banho (é claro que a resistência sempre queima quando estamos todo ensaboados) apenas troquei a chave para a posicao "quente" . Felizmente o chuveiro nessa posição voltou a esquentar a agua. Na verdade começou a esquentar mais a agua.
Bom como estava funcionando e eu não estava com a menor vontade de desmontar o chuveiro e também não tinha uma resistência reserva, ficou desse jeito (primeiro erro). Os dias foram passando e o chuveiro continuava funcionando (na verdade estava esquentando mais a agua). Foi quando comecei a perceber um cheiro leve de plástico derretendo. Notei que a fiação que saída do chuveiro estava esquentando, mas como o cheiro era leve deixei assim (segundo erro). Mais algumas semanas passaram até que um dia escutei estalos e faíscas junto com cheiro de mais plastico derretendo. Finalmente me convenci (tardiamente, é claro) que estava na hora de desmontar o chuveiro e trocar a resistência.
O problema que ocorreu é que a resistência (queimada) fez um curto em outro ponto da resistência ( ainda inteira) e fez com que a corrente elétrica solicitada pelo chuveiro fosse muito mais elevada que o normal. Como resultado o isolamento plástico começou a derreter. Moral da história sempre troque a resistência do chuveiro após a queima de qualquer uma das "temperaruras da resitência". O disjuntor nem foi acionado (é de 35A) , ou seja a corrente era alta para derreter o isolante mas NÃO era alta o suficiente para desarmar o disjuntor.
Quanto ao projeto do chuveiro :
O problema que ocorreu é que a resistência (queimada) fez um curto em outro ponto da resistência ( ainda inteira) e fez com que a corrente elétrica solicitada pelo chuveiro fosse muito mais elevada que o normal. Como resultado o isolamento plástico começou a derreter. Moral da história sempre troque a resistência do chuveiro após a queima de qualquer uma das "temperaruras da resitência". O disjuntor nem foi acionado (é de 35A) , ou seja a corrente era alta para derreter o isolante mas NÃO era alta o suficiente para desarmar o disjuntor.
Quanto ao projeto do chuveiro :
a) notem que os contatos do chuveiro estão um pouco derretidos. O problema é caso os contatos derretam e deixem os mesmos grudados (ligado) . Deveria ser feito algo melhor.
b) A resistencia é uma espiral que não está completamente isolada. Em caso de queima da resistência parte da espiral pode entrar em curto com outra parte ocasiondo sobre aquiecimento (isso foi o que ocorreu com o meu chuveiro) . Nas fotos abaixo a resitência já havia sido trocada.
------------------------------------------------
Note a queima e derretimento parcial do contato que liga/desliga o chuveiro . Caso os contatos derretam e fiquem grudados é comumente chamado de "contato colado" .
A massinha cinza que se vê na foto é massa de calafetar que eu coloquei (não vem de fabrica), pois estava tendo um vazamento de água por cima do chuveiro (outro problema) .
-----------------------------------------------------------
incluído em 23mai2013 :-----------------------------------------------------------
Bom a massa de calafetar ajudou um pouco, mas a solução definitiva para o vazamento de água pelo pino de metal (vide fotos) foi comprar o kit de reparo e substituir o eixo de metal e também o copo acoplado, confome as fotos ao lado.
Você pode encontrar esses kits de reparo nas lojas de assistência técnica de chuveiro.
Aqui a resistência já havia sido trocada por outra. Note que é apenas uma espiral. O isolamento dessa resistência deveria ser completo. Caso ocorra rompimento (queima ) da resistência em qualquer ponto existe a possibilidade de ocorrer curto a partir dos pontos da resistência rompidos. Penso que isso é uma falha grave dos projetos de chuveiro. O pior é que varios outros modelos de chuveiro elétrico têm esse problema em potencial.
-------------------------------------------------
Lembrete: o chuveiro elétrico consome correntes altas, portanto tome cuidado (sempre desligue o disjuntor antes de mais nada) e somente tente qualquer conserto souber o que está fazendo e principalmente responsabilizar-se por tal.
-------------------------------- --------------
Bom por enquanto é só.
Saudações .
Saudações .
Chuveiro de 50 Amperes + Disjuntor de 35 Amperes? Não tem algo errado aí?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirHumm, pois é Eduardo, tem toda razão. O pior é que o disjuntor não desarmou na condição descrita. Troquei esse chuveiro por outro e se ficar muito tempo com esse novo chuveiro ligado na posição de inverno (+de 20min) o disjuntor desarma, antes de queimar qualquer fio ou isolamento. Pelo menos o disjuntor parece estar ok.
Excluirsaudações.
Olá, gostaria de saber como e onde era esse vazamento que você calafetou, pois o meu chuveiro está com vazamento na parte de cima e acredito que seja entre o reservatorio da água e a parte das chaves de contato. O seu era assim?
ResponderExcluirObrigado!!!
Olá Claudinei,
ResponderExcluirBom, a massa de calafetar foi apenas provisória.
A solução definitiva (nesse chuveiro) foi trocar um anel de vedação de borracha que fica no eixo metálico (com mola) e ligado ao copo . Atualizei o post com as fotos do kit de reparo (acabei trocando todo o conjunto (eixo, copo e anel de vedação). Feito a troca o vazamento de água parou.
saudações.
Boa noite..
ResponderExcluirTroquei a resistência e o chuveiro nao esquenta conforme o previsto.oq faço
Boa tarde,gostaria de saber se quando a peça de cima do chuveiro queima pode ser trocada?
ResponderExcluirÉ a peça de cima dos contatos, não é a resistência
ResponderExcluirOlá, como se abre a parte de cima deste chuveiro ?
ResponderExcluirComo vc abriu a parte de cima?
ResponderExcluir