Olá
Veneráveis Leitores,
Escrevo abaixo sobre um modulo protetor de TV. Protetor de surto de Tensão ou Dispositivos de Proteção contra Surtos elétricos ou descargas atmosféricas (DPS).
Esse dispositivo deve proteger a TV de surtos provenientes do cabo da antena ou tv a cabo.
Ele é fabricado pela PW Eletronica Ltda. Comprei em dez2016 na Leroy Merlin de Curitiba por R$15,00 .
Produto e embalagem frente e verso. No verso algumas informações adicionais, entre elas :
Proteção contra surto: Imax 10KA (8 x 20 micro segundos)
Tensão máxima de proteção: 70V
O produto em si é pequeno e leve. Mede aprox. 4,5x 2 x 2,5 cm (C x A x L ) . Ele deve ser instalado entre a saída da antena ou TV a cabo e a entrada da TV .
O varistor (ou VDR voltage dependent resitor) é um componente que varia o valor de resistência entre seus terminais conforme o valor da tensão aplicada. Nas fotos é o componente marrom na forma de disco achado . Como dispositivo de proteção ele trabalha normalmente com o resistência muito alta (circuito aberto) . Caso ocorra um surto de tensão ele altera sua resistência para valores bem baixos (curto circuito). Neste caso o varistor está ligado entre a parte externa do cabo (ligado a malha externa do cabo) e o fio terra (fio verde) . Assim, caso ocorra um surto de tensão entre a malha externa e o referencial terra o varistor deve se comportar como um curto e desviar o surto de tensão para a terra. O código do varistor é TVR 10391 .
O varistor é um dispositivo barato e muito rápido na atuação. No entanto ele apresenta capacitâncias tipicas de 1nF (10 elevado a -9 ) que podem interferir em sinais de alta frequência.
Outra característica ( desvantagem) do varistor é que ele vai perdendo suas características ao longo do tempo. No caso de surtos "pequena tensão" repedidos ou no caso de um surto cuja tensão seja maior que a especificada no dispositivo o varistor pode ficar permanentemente em curto.
Como o Varistor foi aplicado entre malha e terra , a capacitância do varistor, NÃO é problema .
É bom lembrar que se o cabo terra NÃO seja instalado no dispositivo o varistor fica sem função nenhuma de proteção.
O centelhador de gás (Gas discharge tube) é o dispositivo com dois terminais separados por um invólucro de cerâmica branco. O centelhador utilizado é de dois terminais e está ligado entre a parte externa do cabo (malha) e a parte interna do cabo. No modo normal ele comporta-se como um circuito aberto. Caso a tensão ultrapasse determinado valor o centelhador começa a conduzir. Assim , caso haja ocorra um surto entre esses condutores, o centelhador deve atuar como um curto antes da TV.
O centelhador é um dispositivo mais lento se comparado com o varistor, porém sua capacitância é muito pequena na ordem de 1pF (10 elevado a -12) , por esse motivo NÃO interfere muito em sinais de alta frequência , como é o caso da TV. Por esse motivo foi utilizado entre a malha e o fio central do cabo de TV .
Caso o invólucro de cerâmica apresente fissuras ou o gás escape de alguma outra forma do centelhador o mesmo ficará inerte, deixando de atuar como proteção contra surto .
No geral o ProteRAio da PW é um bom produto contra surtos de tensão. No entanto é caro (R$15 em dez2016) .
Ele possui dois dispositivos de proteção : o centelhador para o sinal da tv (contatos do cabo: entre malha externa e condutor central) e um varistor para a malha e terra .
Ele poderia ser melhorado caso a caixa fosse feita de metal ( a fim de evitar interferências no sinal de TV/tv a cabo) .
Abaixo seguem mais fotos e leitura adicional .
Saudações a todos,
Referências :
Componentes para a Supressão de Surtos Elétricos
(EMField, short paper 03 - 2008)
Ricardo L. Araújo*, Leonardo M. Ardjomand, Artur R. Araújo e Danilo Martins
EMField Consultoria em Ensaios Elétricos Ltda
Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador
Varistor de óxido metálico